O Elixir de Uva
A origem dos refrigerantes deve-se a Joseph Pristley, um estudioso inglês que, injetando gás carbônico na água, obteve determinado tipo de água gaseificada.
A essa descoberta foram adicionadas misturas com sabores de frutas naturais, gerando diversas fórmulas que, gradativamente, aperfeiçoaram-se. Surgiram assim, os primeiros refrigerantes do mundo.
Em 1930, o químico americano, Benjamin Tyndle Fooks, elaborou uma fórmula de bebida gaseificada com sabor de uva à qual deu o nome de Grapette. Fooks desejava um refrigerante de sabor único e inesquecível e, durante anos, estudou, testou e trabalhou no requinte de sua criação.
Após a segunda Guerra Mundial, Fooks finalmente chegou ao sabor especial que tanto buscava e Grapette foi sucesso imediato nos Estados Unidos, tendo conquistado um grande número de consumidores naquele país.
Chega ao Brasil
O refrigerante Grapette chegou ao Brasil, em 1948, através da Companhia de Refrigerantes Guanabara, sediada no Estado do Rio de Janeiro. Como não poderia deixar de ser, o refrigerante de sabor único repetiu sua trajetória de sucesso também no Brasil e várias franquias foram abertas nacionalmente.
Lembrado pelos consumidores até os dias de hoje, o slogan “Quem bebe Grapette repete” confirmou a identidade do produto como delicioso e inesquecível, sendo considerado um dos marcos de comunicação da época.
Saborama
Em 1973, a Saborama Sabores e Concentrados para Bebidas Ltda passou a ser a detentora da marca e formulação do tradicional refrigerante sabor Uva em todo o território nacional foi responsável pelo lançamento do sabor Framboesa, Uva Verde e da versão dietética do refrigerante.
Atualmente, a Saborama opera através do sistema de franquias, e coloca a disposição dos fabricantes de refrigerantes, o concentrado para a elaboração do produto, nas seguintes formulações:
- Tradicional
- Baixa Caloria
- Zero Açúcar